sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Jet Lag


O jet lag é uma condição causada pela mudança de fuso-horário, em geral  por uma viagem aérea. Os sintomas do jet lag podem ser fadiga, sonolência, insônia e inapetência. Tudo isso pode ocorrer pois nosso organismo está condicionado a obedecer um ritmo de sono e vigília de nosso dia a dia. Quando viajamos, a hora do lugar de destino é diferente e está ajustada aos horários de luz do dia. Sobretudo nos primeiros dias, quando viajamos para leste e é noite, nosso organismo acredita que é dia e fica mais difícil dormir. Quando é dia, nosso organismo vinha adaptado a considerar que era hora de dormir e vem a sonolência.
O jet lag é temporário. Algumas dicas podem ajudar você a se readaptar. As mais importantes dizem respeito à luz do dia que é a forma mais eficaz de se readaptar:

  • Se você viaja para o Leste, dormir um pouco mais cedo e acordar mais cedo nos dias que antecedem a viagem pode ajudar.  Se a viagem for para o Oeste, durma mais tarde e acorde mais tarde antes da viagem.
  • Após a chegada no destino (nos 3 primeiros dias), proteja-se da luz nas primeiras horas do dia com óculos escuros e exponha-se à luz do sol no período da tarde, se tiver viajado para o leste. Se tiver viajado para o Oeste, durante os primeiros dias, exponha-se a luz do sol nas primeiras horas da manhã e evite luminosidade de tarde.
  • Evite álcool,  café e chá preto pelo menos 4 horas antes da hora de dormir. Tenha uma alimentação leve e saudável e resista à vontade de dormir durante o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário